Categories: Reviews

Celular tela grande: quais os modelos mais interessantes para você

Os modelos de celular tela grande já são uma tendência, e a cada lançamento surgem aparelhos maiores e com mais tecnologia para uma boa resolução do display

O celular tela grande, apesar de mais pesado, é a escolha ideal para quem usa o smartphone para ver vídeos e séries, bem como, para jogos. Entre as principais marcas do mercado, há modelos nessa categoria, conforme lista a seguir com os destaques.

O que é considerado um celular tela grande?

Um celular tela grande é aquele que possui o display entre 6 e 7 polegadas ou superior. Essa medida corresponde entre a distância entre as extremidades opostas na linha diagonal.

Esse tipo de aparelho não é tão grande quanto um tablet, assim, ainda é mais fácil para manusear ao fazer ligações. Por outro lado, é bem maior do que os modelos mais compactos, como o iPhone 13 mini, por exemplo.

Além dos aparelhos com tela grande simples, há modelos mais recentes que possuem uma tela dupla dobrável. Dessa forma, quando aberto, o usuário tem o dobro do tamanho, com a possibilidade de executar tarefas distintas em cada uma.

O celular tela grande, em geral, tem entre 6 e 7 polegadas no display. Imagem de freestocks.org no Pexels

Como escolher o celular tela grande?

Na compra de um celular tela grande, além do tamanho é preciso observar aspectos como resolução e resistência do visor. Esses itens vão impactar de forma direta na experiência de uso, como na execução de gráficos em jogos, por exemplo.

Logo, além de buscar as melhores marcas de celulares, é importante ficar atento a outros aspectos para comparar qual modelo oferece o melhor custo-benefício.

Resolução

Nesse quesito, existem muitas variações, sendo que os formatos mais comuns presentes nos aparelhos de celular são:

  • HD;
  • Full HD.

A taxa de atualização nos dispositivos HD é de 1280×720 pixels, que é a configuração mais básica encontrada. Já o outro tem 1920 x 1080, assim exibe imagens mais nítidas, o que colabora com a experiência de uso.

Há modelos que oferecem opções ainda mais avançadas, que se aproximam do 4K, aliada à tecnologia Dolby Vision, que confere ainda mais qualidade nas imagens, com cores mais marcantes.

Tecnologia do visor

Outro item que impacta na qualidade da imagem no visor é a tecnologia utilizada na tela, sendo mais comuns atualmente o OLED e AMOLED. Em resumo, ambas utilizam camadas muito finas e utilizam a eletricidade para acionar os pixels.

Nos aparelhos que usam esse tipo de recurso é possível chegar a uma taxa de atualização mais alta, com mais fluidez na execução de vídeos.

Taxa de atualização

Esse índice indica quantas vezes por segundo a tela é atualizada e é um item essencial, em especial para quem utiliza o aparelho para ver vídeos ou jogar. Nos modelos mais simples, a taxa de atualização inicia em 60Hz. 

Já nos mais modernos, é possível encontrar opções com 90Hz ou até 120Hz, o que garante uma utilização muito mais ágil. Dessa forma, o usuário não tem a sensação de que as imagens travam ou demoram a carregar.

Acabamento

Tecnologias como o Gorilla Glass, por exemplo, adicionam uma camada mais resistente sobre a tela, o que evita riscos ou mesmo a quebra com pequenos impactos. Além disso, é importante observar se o modelo oferece proteção contra água.

Quais os melhores modelos de celular tela grande?

Entre os modelos de celular tela grande mais populares há opções das marcas Samsung, Apple, Motorola e Xiaomi. O que difere entre eles, além do tamanho do visor são as características técnicas, além é claro do preço.

A seguir, confira uma seleção com seis modelos das fabricantes, capazes de atender diferentes perfis e orçamentos.

Samsung Galaxy Z Fold 4

Um dos maiores modelos disponíveis no mercado, o celular da Samsung tem um display de 7,6 polegadas, com resolução de 2176×1812. Nos demais aspectos técnicos, ele também se destaca como um dos aparelhos mais potentes, uma vez que possui:

  • 1000 GB de memória interna;
  • memória RAM de 12 GB;
  • tela com Dynamic AMOLED 2X.

Ele ainda é capaz de captar vídeos com resolução 4K e tem uma câmera principal com sensor de 50MP. Com todos esses recursos, o preço também é elevado, e fica acima de R$ 7 mil.

iPhone 14 Pro Max

O lançamento mais recente da Apple tem tela de 6,7 polegadas com a tecnologia Tela Super Retina XDR5. A resolução do visor também é alta, de 1290 x 2796 pixel, bem próxima ao modelo da Z Fold 4 da Samsung.

O display conta com a camada de proteção Ceramic Shield, que dá mais resistência contra atritos, além da taxa de atualização de 120Hz. Por conta desses fatores, esse é outro modelo que figura entre os celulares topo de linha.

Galaxy S23 Ultra

Esse modelo da Samsung tem uma tela de 6,8 polegadas, com borda infinita, ou seja, o acabamento nas laterais é feito de forma a não aparecer quando o visor está ligado. Isso permite uma sensação de amplitude maior nas imagens.

Nessa opção mais avançada, o usuário conta com uma câmera com foco de 100MP, além de zoom que chega a até 100x. Ainda, o aparelho acompanha a S Pen, a caneta que ajuda a realizar comandos na tela.

Motorola Moto G73

Um modelo um pouco mais acessível, mas que ainda tem a característica da tela grande, com 6,5 polegadas. Esse é um celular intermediário, que oferece bons recursos em termos de memória e qualidade em foto e vídeo.

Compatível com a tecnologia 5G, ele possui memória interna de 256 GB, com possibilidade de expansão com cartão de memória. Já a tela possui taxa de atualização de 120Hz e 1080 x 2400 pixels de resolução.

Poco X4 Pro

Outro modelo com tela grande de 6,67 polegadas, esse celular da Xiaomi tem um preço acessível, que fica abaixo de R$ 2 mil. Ainda assim, ele conta com bons recursos técnicos como por exemplo:

  • armazenamento interno de 128GB com possibilidade de expansão;
  • 6GB de memória RAM;
  • tela AMOLED com taxa de atualização de 120Hz;
  • proteção Gorilla Glass.

Xiaomi Redmi Note 12

Outra opção da marca chinesa, o modelo também possui display com 6,67 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz. Ainda, conta com uma sensibilidade ao toque de 240Hz, o que o torna mais responsivo aos comandos no visor.

A tela conta com a tecnologia AMOLED, com resolução de 2400 x 1080 pixels e bom nível de brilho, o que facilita o uso em áreas externas. Ele tem uma memória RAM de 4GB, que é um pouco menor do que os demais concorrentes, mas suficiente para as funções básicas.

Há opções de celular tela grande entre as principais marcas como Samsung e Apple. Imagem de JÉSHOOTS no Pexels

Vale a pena investir em um celular tela grande?

O celular tela grande é uma boa opção para quem gosta de usar o aparelho para ler, ver vídeos ou jogar. Assim, com cada vez mais recursos nesses dispositivos, o visor maior ajuda a visualizar melhores ícones e dar comandos pelo touchscreen.

Também para quem trabalha com edição de vídeos por meio de aplicativos para celular, o espaço mais amplo facilita o trabalho de seleção e corte de cenas. 

Esse tipo de aparelho tem opções em todas as faixas de preços, uma vez que fatores como memória, câmera e processador também influenciam no valor. Diante disso, para quem gosta desse modelo, é possível encontrar aquele que cabe no orçamento.

Lygia Medeiros

Lygia Medeiros é uma profissional de Fortaleza, com especialização em criação digital. Ela possui uma vasta experiência na área, Lygia é uma entusiasta do mundo da tecnologia e mobile. Ela tem participado de vários projetos de criação digital, guiando a equipe de criação de conteúdo para produzir trabalhos de qualidade.

Recent Posts

Celular Nokia 220 4G é anunciado como novo celular simples da marca

O celular Nokia 220 4G será o novo smartphone básico e nostálgico da marca. Desse…

% Dias ago

Honor 200 Lite conta com tela AMOLED e câmera de 108 MP

O Honor 200 Lite, que promete ser um concorrente direto de alguns aparelhos da Samsung,…

% Dias ago

Celular Vivo Y18e pode ser lançado em breve

O celular Vivo Y18e deve chegar em breve no mercado com características básicas e funcionais.…

% Dias ago

Polestar Phone lança smartphone com tela de 120Hz

Características relevantes do Polestar Phone foram divulgadas. Desse modo, hoje é possível saber que ele…

% Dias ago

Galaxy Z Fold 6 Ultra pode ser lançado em julho

O Galaxy Z Fold 6 Ultra, que promete ser o mais poderoso dobrável da Samsung,…

% Dias ago

Razr 50 Ultra da Motorola pode ser lançado em breve

O Razr 50 Ultra da Motorola está próximo da data de lançamento. Assim, ele tem…

% Dias ago

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços